sábado, 18 de novembro de 2017

O tempo é implacável e ingrato com o ser humano.

                                    Estudo Nº 73 - Escrito e editado em 18-11-2017
1ª Divisão: Jó 7:1-6. As vezes nos enganamos em pensar que o sofrimento faz com que o tempo demore a passar, mas não foi bem assim no caso de Jó, nos seus nove meses de suposto, eterno sofrimento entre perturbações e questionamentos de seus amigos e sua mulher. 
  a) Jó 7:15-16. Num momento de nossa trajetória terrestre, já com os anos passados; paramos e lastimamos por nossas rugas indesejáveis, marcas do tempo nos fazendo perceber que estamos velhos, quando não, feios, maltratado pelo tempo implacavelmente.
  b) Jó 8: 8-10. Por ironia, apenas por meio do tempo e através dele descobrimos a nossa fragilidade hereditária incorrigível entre gerações, sempre foi e será assim.
  c) Jó 12:12. Ficamos velhos porque não morremos jovens, apesar de lutas e sofrimentos, contra todas as estatísticas e probabilidades, superamos e adquirimos com isto experiência e conhecimento ao longo do tempo.
2ª Divisão: Jó 14:1-2. Entretanto, por mais velhos e experientes que ficarmos, ainda assim, nunca superaremos o mistério do tempo.
  a) Jó 32:9. Ser velho é ter mais experiência, mas isto não implica em aplicação desta, apenas em se ter  adquirido  mais consciência. A decisão em aplicar fica a critério de cada um. A responsabilidade é pessoal particular e intransferível. Eclesiastes 12:13-14 ; Romanos 14:12 ; Apocalipse 20:11-13. Cada um é responsável por suas ações.
 b)  Jó 42:16-17. E em si tratando de sofrimento e alguma moléstia mortal na vida do individuo, não significa o impedimento à longevidade.  Depois dos nove meses de sofrimento, Jó ainda viveu 140 anos. Vinte anos a mais do que o estipulado por Deus e numa época que não havia a medicina avançada de nossos dias.  Ah Não ! Deus deu tudo em dobro para ele e concluo que tenha vivido 280 anos, portanto 160 anos a mais do que o estipulado por Deus.
 c) Gênesis 6:3. Este é um decreto divino para o ser humano depois do pecado em que o ser humano se tornou mortal.
3ª Divisão: Salmos 90:10-12. Caso o homem soubesse absolutamente os traços de seu destino, eu diria que seria  suicídio morrer antes de uma destas datas predeterminadas, porém;
  a) Lucas 12:20. Na verdade, não sabemos a nossa hora definidamente em particular, sabemos sim, que haveremos de morrer.
  b) Jó 21:22-26. Até a morte que diríamos ser prematura aos nossos limitados modos de ver apenas o perceptível, pode não ser tão prematura assim como a primeira vista pareça ser.
 c)  Eclesiastes 6:3-6 ; Eclesiastes 3:1-2. O nosso pior problema é o de querermos explicações e não concordamos com esta triste e inevitável realidade humana.
4ª Divisão: Eclesiastes 6:12 ; Eclesiastes 9:12. Queremos explicar o inexplicável e com isto sofremos mais ainda.
 a) Eclesiastes 11:5  ; Eclesiastes 7:13-14. Há certas perguntas que não serão respondidas nunca.
 b) Salmos 34:11-14. Ninguém quer morrer e buscam os subterfúgios(Pretexto) à suposta longa vida, entretanto, este é o segredo à longa vida estabelecido por Deus.
 c) Efésios 6:1-3. Não só pelos avanços tecnológicos velozes que atropelam o ser humano que é lento, mas por falta de observação a este princípio bíblico, nossos jovens têm morrido tão cedo.
     A desobediência não permite que a morte neste caso seja prematura e por este motivo;
        Eles não  morrem velhos.
       Eles não morrem de doença.
Morrem sim, por desobediência a seus pais e por desobediência à Palavra de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário