quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Aplicação de Lucas 15:11-31. Para hoje. Exegese

                               Estudo Nº 76 - Escrito e editado em 23-11-2017
1ª Divisão: Lucas 15:11. Onde se pode chegar quando temos dois filhos, sendo um mais velho e o outro mais novo, parece que o mais novo gostava mesmo é de boa vida, não de dar durão.
  a) Lucas 15: 12 a. Ele queria mesmo era gastar, esbanjar e não trabalhar. Não precisava !
  b) Lucas 15: 12 b. Nota - se que o pai não fez objeção; pelo ao menos, o texto não deixa transparecer e ao contrário, ele,  que provavelmente sabia onde ia dar tudo isto, simplesmente lhe atendeu ao seu pedido.  Não podemos fazer ideia deste momento decisivo e constrangedor na vida deste pai de um filho que queria cair no mundo cheio de dinheiro para se  esbaldar.
Nota - se que o texto nos faz entender que o filho mais velho também recebeu a sua parte e ou, o pai repartiu entre ele e o filho mais novo, já que o mais velho não saiu de sua casa.
 c) Lucas 15: 13. Na verdade, o partir para uma terra distante, é o fato de não querer ter alguém por perto conhecido ou parente para atrapalhar nesta loucura desenfreada e na falsa sensação de segurança que estes momentos trazem. Quando o Texto afirma imediatamente que partiu para uma terra distante e desperdiçou tudo, como a rapidez e realidade do texto em si.
Tudo, passou rapidamente. A ilusão da riqueza mal empregada é a velocidade que esta se dissipa e não se percebe.
2ª Divisão: Lucas 15:14. É tudo muito rápido, muito veloz e a consequência segue a galope, quando o dinheiro acaba e  notamos que se foram os amigos dos momentos de prazer; ficamos a sós e sentimos na pele a nossa desafortunada queda.
  a) Lucas 15:15. Se andarmos pelas ruas das cidades em todo o mundo, vamos encontrar alguém que um dia foi bem de vida e não era um joão ninguém qualquer, vivendo uma vida de humilhação e mendigação depois de ter perdido todos os seus bens. Isto é mais real do que podemos imaginar.
  b) Lucas 15:15. Engenheiros catando latinhas nas ruas, pedindo esmola, ou fazendo algo que não tem nada a haver com tudo que aprendeu ao longo de anos.
 c) Lucas 15:16. Comendo restos pelas ruas nos lixos.  Pedindo sobra de comida para comer e se humilhando para ganhar algo que mate a sua fome.
3ª Divisão: Lucas 15:17. Alguns conseguem usar o bom senso e caem em si, se lembrando da boa vida que tinham, pois esta realidade é a única ligação informativa que este tem dentro de si com a casa onde fora criado e educado por toda sua juventude. Ele conhece a casa do seu pai !
  a) Lucas 15:18. Mas não basta cair em si e usar o bom senso, pois isto não mudará a sua situação. É hora de mudar e tomar a decisão certa, se humilhar perante a situação e voltar à casa do pai.  As lembranças são boas !  O pai é bom !
  b) Lucas 15:19. É preciso ser humilde para aceitar que perdeu e precisa voltar, pois acabou tudo que te prendia longe do pai.
  c) Lucas 15:20. É preciso dar os passos de volta à casa do pai que está ao longo destes anos todos esperando a sua volta, pois ele não te contestou e te deu oque ele sabia que iria fazer você voltar quando não tivesse mais nada e apenas quando não tivesse mais nada que te prendesse  distante.
4ª Divisão: Lucas 15:21. Você nem se quer acabará de abrir a boca e o pai que a tanto te esperava;
  a) Lucas 15:22-23. Te cercará de todo o conforto e segurança sem ao menos deixar que você complete a frase " Trata - me como um dos seus empregados".
  b) Lucas 15:24.  Há uma rasão que nenhuma riqueza e conforto pode superar para um pai que ama a seu filho, mesmo sendo pródigo, pois voltou quando tudo acabou, apenas por que o pai é bom e é exatamente isto que o fez voltar.
  c) Lucas 15:25. -28. Não te preocupes quando voltares, e não espere que seus irmãos que nunca abandonaram ao pai por um motivo tão fútil,  entendam a sua volta, pois eles não irão aceitar, pelo simples fato de nunca terem saído da casa do pai por nada. Eles têm medo do pai, você saiu, mas voltou porque não tem medo do pai. Por este motivo voltou.
5ª Divisão: Lucas 15:29-30. Eles trabalham na casa do pai e nunca transgrediram uma lei dele se quer, entretanto, não consideram a casa do pai e trabalham por obrigação e não por amor o que não os fazem muito diferente do filho pródigo e pródigo poque gastou tudo futilmente.
  a) Lucas 15:31. Pior do que sair da casa do pai e gastar com futilidades tudo e depois ter tido a oportunidade de voltar, é trabalhar na casa do pai e não considerar que a casa te pertence.
  b) Lucas 15:32. Não há oque mais agrada a Deus do que alguém que reconhece a soberania divina e se coloca a mercê desta .
 c)  Lucas 15:7. Esta é a hora de voltar à casa do pai que te recebe com os braços abertos. 
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário