segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Exegese de Atos 28:1-14 e 27:1-41 Aplicado para os dias atuais

                                 Estudo Nº 74 - Escrito e editado em 20-11-2017.
                                                              OBS:.
             Depois do culto de Domingo 19-11-2017 - Pela Rede Super de manhã.
Tema: Os obstáculos que são desafios ao objetivo final.
1ª Divisão: Atos 28:14. Para chegarmos a nossa Roma, devemos traçar um plano, ter uma meta, um objetivo, mas teremos muitos obstáculos à frente neste mar que conduzirá a nossa frágil embarcação ao destino final.
  a) Atos 27:4. A realidade não estará soprando a nosso favor em tempo algum e por este motivo não poderemos nos expor  à força dos ventos que serão sempre contrários ao nosso objetivo maior.  E sobre tudo, não estaremos a sós nesta embarcação.
  b) Atos 27:6. Desta forma, alguém que se julgue capaz, tomará decisões muitas das vezes por nós,mesmo sem nosso consentimento, entretanto, nesta trajetória, alguém tem que decidir os rumos e até a hora de mudar sem perder a direção ao objetivo maior.
Apenas, até aqui já se foram duas embarcações, porém não houve questionamento algum.
Haverá sempre um momento em que deveremos não ter medo de mudar rumo ao ideal almejado, mesmo que esta decisão não tenha partido de nós.
  c)  Atos 27:7. Neste mar que estamos a navegar rumo a nossa Roma, é preciso ter cautela e sempre seguir com toda atenção, os ventos que nos arremessam às ondas bravias.
2ª Divisão: Atos 27:8. Estas não nos pegarão de surpresa, pois respeitando suas forças impetuosas, nos esforçamos e a duras custas poderemos chegar com cautela a Bons Portos. 
Com certeza não naufragaremos se formos cautelosos neste mar.
  a) Atos 27:9-10. Nunca se esqueça que não estás a sós nesta embarcação e mesmo que tenha pressentimento devido ao seu objetivo, suas palavras não surtirão efeito satisfatório.
  b) Atos 27:11. Alguns têm outros interesses nesta mesma trajetória e não são absolutamente os seus interesses e por este motivo não de darão ouvidos em hipótese alguma.
  c) Atos 27:13. Não te preocupes com a tempestade, pois com esta, estarás sempre cauteloso, entretanto, deves te preocupar com a calmaria, pois pode ser traiçoeira e te pegar desprevenido com a tempestade que esta traz atrás de si. 
3ª Divisão: Atos 27:14-15. As pessoas te respeitarão ao presenciar às duras custas os efeitos danosos ao não darem ouvidos a você, te julgando menos importante e a consequência vir logo de imediato pondo em risco a sua própria vida nesta jornada  à Roma e haverá o momento em que não poderás fazer nada, apenas esperar  as ondas agitadas se acalmarem.
  a) Atos 27:18-19. Nesta trajetória, rumo ao objetivo maior, haverá momentos que deverás tomar decisões drásticas, aparentemente loucas, mas será a decisão de todos, ainda que cada um tenha o seu próprio objetivo que com certeza não será o seu. Abrir mãos de algo vital.
  b) Atos 27:20. Também haverá momento em que se sentiras a sós mesmo em meio a multidão que estará junto com você nesta embarcação, ficarás sem um referencial, sem esperança e quase sem fé.
  c) Atos 27-21. Não terás nem vontade de se alimentar por causa das tristezas e inseguranças.
4ª Divisão: Atos 27:22-25. Mas, entretanto, porém, você é quem tem o objetivo maior, o suporte logístico e a partir de seu ânimo, todos estarão animados e a sua fé fará a diferença neste momento de terror nesta trajetória rumo ao objetivo maior. 
  a) Atos 27:26. As boas vindas não serão tão boas vindas assim, pois a chegada é por meio de arremessamento contra a ilha.
  b) Atos 27:27. Serão dias e noites tenebrosos quase que intermináveis.
  c) Atos 27:29. Haverá o momento em que apenas a oração deverá servir de alento.
5ª Divisão: Atos 27:31. Lembre - se que não estás a sós no barco e que a salvação neste caso deve ser em conjunto, ainda que outros não tenha o mesmo objetivo que o seu.
  a) Atos 27:33-36. Apenas em meio as tribulações e seguindo o seu exemplo terão dado ouvidos às suas palavras que logo de início não deram.
  b) Atos 27:37. É muita gente e cada um com uma forma de pensar e de agir até os interesses neste caso não são os mesmos, apenas o destino, chegar a Roma o objetivo final.
  c) Atos 27:41. Oh !  Não espere facilidades nunca, apenas mire o alvo rumo ao objetivo maior.
6ª Divisão: Atos 28:1. Antes de chegar a Roma tem ainda um último obstáculo;
Mapa de Jerusalém, Israel para Malta
Malta o lugar da provisão.  E que maneira louca de se chegar a este lugar !
Mais de 3.600 Km de Jerusalém e a quase 2.000 do objetivo final.
  a) Atos 28:2. Haverá quem te ajude sem ao menos te conhecer neste lugar desconhecido.
  b) Atos 28:3-4. Mas não se anime, não se iluda, eles não confiam em você e mudam a seu respeito por qualquer deslise seu.
  c) Atos 28:5-6. Apenas o tempo fará com que acreditem em você, quando virem que seu ministério é aprovado por Deus.
7ª Divisão: Atos 28:7-9. Não dá para desistir no meio do caminho e nem de voltar atrás, pois os rumos te levarão a ilha de Malta, o último obstáculo com propósito rumo ao final.
  a) Atos 28:11. Neste lugar ainda não é, mas é nele que recuperarás as suas forças e angariará meios rumo ao objetivo final.
  b) Atos 28:13. A partir deste lugar, bons vento te levarão ao seu objetivo final.
  c) Atos 28:14. Esta é a terceira embarcação rumo ao ideal almejado e se não tivesses chegado até aqui nestes três meses e 23 dias  de provas quase que intermináveis, não poderias seguir, entretanto, Malta ainda não é Roma, faltam ainda sete dias para chegar, mas a tempestade já passou.               Lucas 18:1, 7,8.
         E de acordo com Romanos 15:4.  Podemos aplicar à nossa vida hoje !
                    Deus nos abençoe nesta jornada rumo a nossa Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário