sábado, 16 de dezembro de 2017

Deus não criou um marionete (Fantoche) e por este motivo dotou - nos de livre arbítrio.

                                         Estudo Nº 80 - Escrito e editado em 16-12-2017
1ª Divisão: Gênesis 1:26-28. Caso Deus quisesse um robô, não teria lhe dado (autonomia) sobre toda a sua criação.
       Autonomia; substantivo feminino
1.     capacidade de governar-se pelos próprios meios.
2.     Segundo Kant 1724-1804, capacidade da vontade humana de se autodeterminar segundo uma legislação moral por ela mesma estabelecida, livre de qualquer fator estranho ou exógeno(causa externa) com uma influência subjugante, tal como uma paixão ou uma inclinação afetiva incoercível.( que não se pode conter )
  a) Gênesis 11:6-9. Deus não fez restrições  à evolução da raça humana, muito embora tenha dificultado a comunicação que seria o primeiro passo a esta, em superação.
  b) Gênesis 4:7. Deus em sua onisciência, onipresença e onipotência, já sabe os resultados, entretanto, nos deu o poder  para decidir  o seu final.
  c) Gálatas 6:7-8 ; Romanos 14:12 ; 2ª Corintios 5:10 ; Gênesis 9:5 ; Apocalipse 20:13. Precisamos levar Deus a sério e não tratarmos a Ele levianamente( Sem seriedade ), pois Ele quer mesmo é saber qual a nossa iniciativa, quando temos tudo para dar errado ou certo, qual é a nossa atitude reação.
2ª Divisão: Salmos 139:1-16. Deus detém o controle na ação do tempo infinito, mas não interfere na linha de nosso destino, quando o futuro indeterminado só é traçado na linha do destino que nós escrevemos com nossas atitudes no aqui e agora( No presente, Hoje). Ele sabe de tudo antes e depois.
  a) Jeremias 29:11 ; Eclesiastes 9:11 ; Mateus 5:45. O futuro pre-determinado é igual para todos indiscriminadamente. 
  b) Juízes 11:1-3. Deus não têm filhos preferidos e notamos num  indivíduo que tinha tudo para dar errado e deu certo; foi juiz por 6 anos.  Jefté, filho bastardo(não reconhecido paternalmente), expulso de sua família por parte de pai e com a aprovação dos anciãos da cidade. 
  c) Juízes 16:31. Este tinha tudo para dar certo e julgou por 20 anos, mas só fez besteira e sendo dirigido pelo Espírito Santo de Deus, não foi em tempo algum um marionete nas mão do Criador.   Tinha o Espírito Santo, mas não vivia no Espírito Santo que não invade a privacidade de qualquer  que seja.
                                                           CONCLUSÃO
Gálatas 5:16-25. Isto não é uma opção, mas solução e deve ser encarado como uma questão de necessidade, pois Deus não tem propósito de controlar remotamente a vida de ninguém. Ele quer ter a oportunidade e sugere moldar a personalidade do cidadão que herdará o seu reino;
Ele quer ter a oportunidade de moldar o nosso livre arbítrio.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário